quinta-feira, 27 de novembro de 2008
Dica Nº 8 - Aprenda a Surfar
Kelly Slater(9x campeão do mundo de surf), praticando Swásthya Yôga com o Pedroca
Já surfo a 12 anos, e nada nesse mundo me realiza tanto como esse esporte maravilhoso, uma integração espontânea entre a da natureza e o homem. Momentos inesquecíveis, cada onda e uma onda, num volta mais. Toda a fauna existente no mar, aquela imensidão salgada, e as ondas. Se não surfa, fica a sugestão.
Aprenda a surfar, o primeiro ano e o pior, pela quantidade de "vacas"(caldos) que você vai tomar, mas não desmotive, nada na vida é fácil. E respeite os mais experientes, procure ficar em locais mais rasos e que não tenham correnteza, priorize ir a praia com um colega que ja surfe ou em uma escolinha de surf(são milhares espalhadas por todo o mundo). Como diziam sobre a Costa Rica, mas acho que tem muito haver com o surf, "Pura vida!".
Eu na Costa Rica - Hermosa 2008
Rodrigo Vivas
Diretor do Espaço Culture de SwáSthya Yôga em Balneário Camboriú
www.yogabalneariocamboriu.com.br
sexta-feira, 7 de novembro de 2008
Dica nº7 - Pratique Swásthya Yôga
o Yôga
Yôga é qualquer metodologia estritamente prática que conduza ao samádhi.
Esta é a definição que propus em vários congressos internacionais e que, afortunadamente, tornou-se uma das mais aceitas por todos os tipos de Yôga, os quais consideraram-na a única que abarca as propostas de todos.
Samádhi é o estado de hiperconsciência que só pode ser desenvolvido pelo Yôga. Samádhi está muito além da meditação. Para conquistar esse nível de megalucidez, é necessário operar uma série de metamorfoses na estrutura biológica do praticante. Isso requer tempo e saúde. Então, o próprio Yôga, em suas etapas preliminares, providencia um acréscimo de saúde para que o indivíduo suporte o empuxo evolutivo que ocorrerá durante a jornada; e provê também o tempo necessário, ampliando a expectativa de vida, a fim de que o yôgin consiga, em vida, atingir sua meta.
Os efeitos sobre o corpo, sua flexibilidade, fortalecimento muscular, aumento de vitalidade e administração do stress fazem-se sentir muito rapidamente. Mas para despertar a energia chamada kundaliní, desenvolver as paranormalidades e atingir o samádhi, precisa-se do investimento de muitos anos com dedicação intensiva.
Por isso, a maioria dos praticantes de Yôga não se interessa pela meta da coisa em si (kundaliní e samádhi). Em vez disso, satisfaz-se com os fortes e rápidos efeitos sobre o corpo e a saúde.
O Yôga ensina, por exemplo, como respirar melhor, como relaxar, como concentrar-se, como trabalhar músculos, articulações, nervos, glândulas endócrinas, órgãos internos, etc. através de técnicas corporais belíssimos, fortes, porém que respeitam o ritmo biológico do praticante. A prática completa do SwáSthya Yôga compreende oito tipos de técnicas (mudrá, pújá, mantra, pránáyáma, kriya, ásana, yôganidrá, samyama) que vão atuar em oito áreas distintas, promovendo um aperfeiçoamento multilateral. DeRose
Assinar:
Postagens (Atom)