terça-feira, 14 de outubro de 2008

Dica nº 5 - Yantra dhyána


Yantras

Que é um yantra?

Yantra significa literalmente, Símbolos, instrumento ou mecanismo. Um yantra é um projeto que age como uma ferramenta altamente eficiente para o Dháraná (concentração), Dhyána (meditação) e Samádhi (Estado de Hiperconsciência).

O yantra fornece um ponto focal que seja uma janela no absoluto. Quando a mente estiver concentrada em um único, objeto simples (neste caso um yantra), as instabilidades da consciência cessam, ai ocorre “... chitta vritti nirôdha”. Yôga Sútra I-2. Yantras são projetados geralmente de modo que o olho seja carregado no centro, e muito freqüentemente são simétricos. Podem ser extraídos no papel, na madeira, no metal, ou na terra. Podem ser: uma forma geométrica, uma flor, a chama de uma vela ou tocha, o sol, a lua, uma estrela, o ÔM, etc. O yantra mais utilizado na Índia é o yantra ÔM.

Como os yantras trabalham?

Quando se mentaliza um yantra, sua mente está ajustada automaticamente por ressonância na energia específica da forma daquele yantra. O processo da ressonância então é mantido e ampliado. O yantra age somente como uma chave no mecanismo, ou em uma entrada. A técnica para a utilização dos yantras é o yantra dhyána, que consiste em (aplicar dháraná) na visualização de símbolos ou imagens, até que a mente sature e os vrittis cessem. Mas só será efetivo se o exercício for feito sempre com um mesmo yantra. Os demais vocês podem experimentar nos primeiros dias para descobrir qual é o que lhe proporciona melhor concentração. Você deve pousar a sua mente no objeto da concentração sem analisá-lo. Deixe que sua mente seja absorvida pelo objeto até que observador, objeto observado e o ato da observação, passem a ser um só.

Nenhum comentário: