segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Dica nº 10 - Blog do DeRose


O Mestre DeRose esta com um Blog no ar, onde todos poderemos estar mais perto dessa grande pessoa.
Entre varias vezes ao dia, ele tem colocado postagens o tempo todo.
Uma grande ideia pra que todos possam conhecer melhor, o Mestre DeRose.
Aproveite!

http://www.uni-yoga.org/blogdoderose/

Rodrigo Vivas

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Dica Nº 8 - Aprenda a Surfar


Kelly Slater(9x campeão do mundo de surf), praticando Swásthya Yôga com o Pedroca

Já surfo a 12 anos, e nada nesse mundo me realiza tanto como esse esporte maravilhoso, uma integração espontânea entre a da natureza e o homem. Momentos inesquecíveis, cada onda e uma onda, num volta mais. Toda a fauna existente no mar, aquela imensidão salgada, e as ondas. Se não surfa, fica a sugestão.
Aprenda a surfar, o primeiro ano e o pior, pela quantidade de "vacas"(caldos) que você vai tomar, mas não desmotive, nada na vida é fácil. E respeite os mais experientes, procure ficar em locais mais rasos e que não tenham correnteza, priorize ir a praia com um colega que ja surfe ou em uma escolinha de surf(são milhares espalhadas por todo o mundo). Como diziam sobre a Costa Rica, mas acho que tem muito haver com o surf, "Pura vida!".


Eu na Costa Rica - Hermosa 2008
Rodrigo Vivas
Diretor do Espaço Culture de SwáSthya Yôga em Balneário Camboriú
www.yogabalneariocamboriu.com.br

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Dica nº7 - Pratique Swásthya Yôga



o Yôga
Yôga é qualquer metodologia estritamente prática que conduza ao samádhi.

Esta é a definição que propus em vários congressos internacionais e que, afortunadamente, tornou-se uma das mais aceitas por todos os tipos de Yôga, os quais consideraram-na a única que abarca as propostas de todos.

Samádhi é o estado de hiperconsciência que só pode ser desenvolvido pelo Yôga. Samádhi está muito além da meditação. Para conquistar esse nível de megalucidez, é necessário operar uma série de metamorfoses na estrutura biológica do praticante. Isso requer tempo e saúde. Então, o próprio Yôga, em suas etapas preliminares, providencia um acréscimo de saúde para que o indivíduo suporte o empuxo evolutivo que ocorrerá durante a jornada; e provê também o tempo necessário, ampliando a expectativa de vida, a fim de que o yôgin consiga, em vida, atingir sua meta.

Os efeitos sobre o corpo, sua flexibilidade, fortalecimento muscular, aumento de vitalidade e administração do stress fazem-se sentir muito rapidamente. Mas para despertar a energia chamada kundaliní, desenvolver as paranormalidades e atingir o samádhi, precisa-se do investimento de muitos anos com dedicação intensiva.
Por isso, a maioria dos praticantes de Yôga não se interessa pela meta da coisa em si (kundaliní e samádhi). Em vez disso, satisfaz-se com os fortes e rápidos efeitos sobre o corpo e a saúde.

O Yôga ensina, por exemplo, como respirar melhor, como relaxar, como concentrar-se, como trabalhar músculos, articulações, nervos, glândulas endócrinas, órgãos internos, etc. através de técnicas corporais belíssimos, fortes, porém que respeitam o ritmo biológico do praticante. A prática completa do SwáSthya Yôga compreende oito tipos de técnicas (mudrá, pújá, mantra, pránáyáma, kriya, ásana, yôganidrá, samyama) que vão atuar em oito áreas distintas, promovendo um aperfeiçoamento multilateral. DeRose

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Dica nº 6 Sorria sempre


Sorrir
Uma dica fundamental para quem quer bem estar, como diz o provérbio:"Quando você sorri para o mundo, o mundo sorri pra você." Verdadeiramente comprovado.
Até um certo momento da minha vida eu não sorria tanto, talvez por vergonha ou talvez por não saber a importância disso.
Depois que comecei a sorrir mais as pessoas me tratavam melhor, queriam estar perto de mim; sorriam mais, ou seja, eram mais felizes por conseqüência de um ato tão simples.
Por isso sorria sempre, preferencialmente de forma sincera.
Até mesmo pra quem você não conhece, isso pode ser considerado um ato de gentileza.
Sua imagem vai mudar muito, pode apostar.
Rodrigo Vivas

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Dica nº 5 - Yantra dhyána


Yantras

Que é um yantra?

Yantra significa literalmente, Símbolos, instrumento ou mecanismo. Um yantra é um projeto que age como uma ferramenta altamente eficiente para o Dháraná (concentração), Dhyána (meditação) e Samádhi (Estado de Hiperconsciência).

O yantra fornece um ponto focal que seja uma janela no absoluto. Quando a mente estiver concentrada em um único, objeto simples (neste caso um yantra), as instabilidades da consciência cessam, ai ocorre “... chitta vritti nirôdha”. Yôga Sútra I-2. Yantras são projetados geralmente de modo que o olho seja carregado no centro, e muito freqüentemente são simétricos. Podem ser extraídos no papel, na madeira, no metal, ou na terra. Podem ser: uma forma geométrica, uma flor, a chama de uma vela ou tocha, o sol, a lua, uma estrela, o ÔM, etc. O yantra mais utilizado na Índia é o yantra ÔM.

Como os yantras trabalham?

Quando se mentaliza um yantra, sua mente está ajustada automaticamente por ressonância na energia específica da forma daquele yantra. O processo da ressonância então é mantido e ampliado. O yantra age somente como uma chave no mecanismo, ou em uma entrada. A técnica para a utilização dos yantras é o yantra dhyána, que consiste em (aplicar dháraná) na visualização de símbolos ou imagens, até que a mente sature e os vrittis cessem. Mas só será efetivo se o exercício for feito sempre com um mesmo yantra. Os demais vocês podem experimentar nos primeiros dias para descobrir qual é o que lhe proporciona melhor concentração. Você deve pousar a sua mente no objeto da concentração sem analisá-lo. Deixe que sua mente seja absorvida pelo objeto até que observador, objeto observado e o ato da observação, passem a ser um só.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

dica nº 4 - Respire


Respire mais, com consciência, utilizando a totalidade dos seus pulmões(100%), sempre de forma nasal o ar entra mais umido, aquecido e filtrado.
Pare em qualquer momento do dia e simplesmente respire. Grande parte da população respira de forma errada, por falta de educação respiratória na nossa cultura.
Somos condicionados a tomar líquidos, ter uma alimentação diversificada etc. É respirar?
O oxigênio e o principal combustível do seu corpo, ou você fica mais de 8 minutos sem respirar? Se sim sugiro ir treinar e competir em uma modalidade chamada Apnéia.
Simplesmente respire, esse é o maior execício diversos alunos que eu tive tomavam medicamentos para labiríntite e quando começaram a respirar, simplesmente se curaram, será mesmo? Ou elas nem estavam doentes?
A maioria das pessoas com quem ja trabalhei, mesmo não tendo o interesse em melhorar sua respiração, conseguiram através dela, diminuir a ansiedade, aumento da conciencia corporal, redizir o stress e a depressão, melhorar a auto-estima, ou seja, quem respira melhor vive melhor. Então se você quer uma vida com mais bem-estar, essa é a dica fundamental;
procure mais em: http://yogaconsultor.blogspot.com/2007/09/respirao-o-motor-da-vida.html
abraços e beijos
Vivas

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Dica nº2 Strogonoff DeRose

galera segue um link com uma receita maravilhosa do strognoff DeRose, e melhor ensinada por ele.
peguem caneta e papel e acompanhem essa materia.
espero que gostem, eu adoroooooooo... e esse eu garanto causa mtoooooooo bem estar.


http://tvparanaense.rpc.com.br/index.phtml?fe=1&pid=5&dt=&pc=vegetariana

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Um blogg criado para quem quer Bem-estar.
sempre uma novidade para o seu melhor desenvolvimento pessoal.
espero que gostem
bjos